Durante toda a minha vida elaborei pratos onde não dispensava nenhum tipo de alimento ou condimento, e no entanto me admirei quando aprendi que era possível comer bem sem precisar de tantos recursos. Deus é maravilhoso e nos presenteou com uma natureza abundante onde além de ser desnecessário tantos artifícios, ainda esses prejudicam nosso bem estar. Isso nós não percebemos enquanto jovens, mas ao longo do tempo... justamente quando mais precisaremos de força, nosso organismo estará fraco e debilitado. E, pensando assim, querendo compartilhar com todos uma culinária mais saudável, resolvi tirar fotos e postar as receitas. Espero que gostem! Sugestões, dúvidas... é só escrever! Que Deus abençoe a todos com muitas alegrias. Contato: maryelizabeth3000@gmail.com
Gostou do blog? Siga...Comente...Indique...Serve de incentivo para mim e para quem está visitando pela 1ª vez...Conto com a participação de todos!

Visite e se gostar, curta! CLIQUE AQUI

quinta-feira, 6 de março de 2014

Risoto de aspargos frescos



Na culinária é interessante quando dominamos as receitas e entendemos o que estamos fazendo, dai o resultado final sai exatamente como planejado.
Sendo assim, antes de iniciar pense o seguinte: como você gosta de risoto? 
Sequinho, molhadinho ou cremoso?

- Se gostar de "sequinho" coloque os ingredientes para serem cozidos junto com o arroz
- Se gostar "molhadinho" prepare os pratos separadamente, quer dizer faça o arroz, reserve e o refogado faça a parte e só misture os dois depois que estiverem completamente prontos
- Se gostar "cremoso" prepare o refogado separado e assim que estiver pronto, misture ao caldo uma (1) ou duas (2) colheres de farinha diluidas em pouca água e acrescente incorporando bem e terminado esse processo, misture ao arroz finalizando o risoto.

Eu fiz o meu como descrevi no segundo item, molhadinho. Vamos ao finalmente?

Cozinhe uma (1) xícara de chá de arroz agulhinha (ou qualquer outro de sua preferência) da seguinte forma:
Lave bem, deixe escorrer completamente (o mais seco possível) e frite numa panela (sem óleo e sem tempero). Assim que estiver bem solto acrescente duas (2) xícaras de chá de água fria bem cheias, tampe a panela, coloque em fogo baixo e deixe cozinhar até o ponto de estalar. Desligue e reserve.

Aspargos frescos
Lave bem, corte a ponta final, uns dois (2) dedos, corte também a parte inicial (veja imagem) e separe do restante. Corte os aspargos em rodelas pequenas ou a gosto e reserve. Corte também dois tomates e deixe junto das pontas dos aspargos )veja imagem).
Lave, pique e doure uma cebola com pouco óleo de milho e assim que estiver nesse ponto acrescente os aspargos ( menos os da ponta e tomate) e acrescente água o suficiente para cozinhar. Salgue, tampe a panela e coloque em fogo baixo.
Nesse momento eu também acrescentei pimentão, cenoura e tomates desidratados, + ou - uma (1) colher de sopa de cada, mas é opcional.
Assim que estiver fervendo, coloque uma (1) colher de sopa de açafrão, veja se precisa corrigir o sal e deixe cozinhar até que o aspargos esteja macio.
Acrescente o restante dos aspargos e tomates e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos (se precisar acrescente um pouco mais de água). Verifique o sal, coloque um punhado de salsinha, mexa e desligue o fogo.

Aos poucos vá acrescentando o arroz e coloque o suficiente de forma que ele não perca a umidade (molho).

Sirva a seguir!
Bom apetite!

OBS: se cozinhar as pontas do aspargos desde o início elas por serem molinhas irão se desmanchar, por isso é que são acrescentadas por ultimo na receita




Nenhum comentário: